Os tipos de solo diferenciam-se em função de sua composição, podendo ser classificados como: calcário, arenoso, humoso e argiloso.
A composição do solo vai diferir de acordo com a quantidade de matéria orgânica e inorgânica presente na sua formação. Essas características vão estar presentes também na cor do solo.
Solos amarelos ou avermelhados indicam uma forte presença de óxido de ferro. Os solos mais escuros apesentam abundância de matéria orgânica em sua composição. Já os solos mais claros possuem pouca ou nenhuma concentração de material orgânico, não sendo solos propícios para o plantio.
SOLO CÁLCARIO
O solo calcário é aquele que possui cerca de 30% de carbonato de cálcio na sua composição. É um solo pedregoso e muito quente e com baixos níveis de nutrientes e matéria orgânica. Esse tipo de solo é típico de regiões áridas e desertos.
Para o cultivo neste tipo de solo deve existir uma preparação especial. A alta quantidade de partículas de rocha impede o desenvolvimento e fixação das raízes das plantas, inviabilizando o cultivo de diversas espécies.
SOLO ARENOSO
O solo arenoso é formado por grãos relativamente grandes, o que lhe dá um aspecto de areia. Esse tipo de solo é comum em regiões secas e áridas. Possui uma alta permeabilidade, a água penetra com facilidade entre os grãos e não fica retida. Isso faz com que o solo possua sempre um aspecto seco.
Assim, há uma grande dificuldade para o cultivo nestas áreas, mas é possível dependendo da espécie de planta, da preparação do solo com nutrientes e uma irrigação eficiente.
SOLO ARGILOSO
O solo argiloso é aquele possui uma concentração de pelo menos 30% de argila na sua composição.
Por serem formados por partículas muito pequenas, os solos argilosos possuem grande capacidade de compactação, possibilitando também uma grande absorção e retenção de água.
Assim, o solo argiloso é considerado um solo pesado. De coloração amarela ou avermelhada, o solo argiloso, em geral, possui grande profundidade e é vasto em matéria orgânica, apresentando um bom nível de fertilidade.
Devido ao seu alto poder de compactação, há uma baixa presença de ar no seu interior, o que pode ser um obstáculo para o cultivo da terra argilosa.
O solo argiloso é facilmente encontrado em zonas mais húmidas.
SOLO HUMOSO
O solo humoso ou solo humífero possui uma grande concentração de matéria orgânica, chamada húmus, na sua composição. Isso ocorre devido à ação de agentes decompositores como fungos, bactérias e animais como as minhocas.
A alta concentração orgânica faz com que o solo humoso seja extremamente fértil e possua uma coloração bastante escura ou preta.
O solo humoso possui uma grande concentração de água e ar no seu interior, o que favorece o desenvolvimento das raízes das plantas.